top of page

Por que contar histórias é importante para o desenvolvimento dos seus filhos?

  • Foto do escritor: kprott6
    kprott6
  • 16 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura
ree

Contar uma história, além de ser uma atividade lúdica, amplia a imaginação, a observação, a linguagem oral e escrita, aumenta o vocabulário, a habilidade de dar lógica aos acontecimentos e estimula desde cedo o prazer pela arte e pela leitura.


Alem disso, este momento de contar uma historia, constitui um momento de pura interação que se estabelece e aproxima os sujeitos envolvidos, oportunidade muitas vezes rara, conforme as tecnologias ocupam os espaços de convivio nas famílias. O hábito exercita a proximidade e auxilia para que pais e filhos construam juntos um ambiente de confiança e contato, principalmente em famílias com a vida mais corrida. A medida que a criança vai crescendo, pode ser mais fácil de estabelecer espaços de conversa com os pais depois.


O exercício de contar histórias possibilita debater importantes aspectos do dia-a-dia das crianças, ajudando-os na resolução de problemas e permitindo maior flexibilidade para aceitar diferenças. Contar histórias é também uma forma de ensinar temas éticos e cidadania e de propiciar um mundo imaginário que encanta a criança. São extraordinárias ferramentas para a comunicação de valores, porque dão contexto a fatos abstratos, difíceis de serem transmitidos isoladamente.


Através da arte de contar histórias, podemos tornar possível a construção da aprendizagem relacionada à competência cognitiva da criança, propiciando elaboração de conceitos, compreendendo sua atitude no mundo, e se identificando com papéis sociais que exercerá ao longo de sua existência.


As histórias devem acontecer dentro de um contexto simples e adequado ao entendimento da criança, entretanto não devemos limitar os instrumentos que auxiliam o contador a dar vida a sua historia, entre eles estão: os puppets, tons de voz e expressões faciais.


Abra o livro!


 
 
 

Comentários


bottom of page